Home / Últimas Notícias / Ministério da Saúde amplia atendimento à população em situação de rua

Ministério da Saúde amplia atendimento à população em situação de rua

Imagem: Agência Brasil

Nova política de saúde é lançada em São Paulo

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (24) em São Paulo uma nova política voltada para a população em situação de rua, com o objetivo de ampliar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua visa promover o acesso e cuidado integral dessa população, abordando questões de aporofobia, racismo e LGBTQIA+fobia nas unidades de saúde.

Detalhes do lançamento

O lançamento ocorreu na Casa de Oração do Povo da Rua, localizada na região da Luz, em São Paulo. O ministro destacou que a iniciativa amplia o número de equipes dedicadas ao atendimento, passando de 300 para 392.

Unidades Móveis de Rua

Entre as principais medidas, está o repasse de 400 Unidades Móveis de Rua (UMR) aos municípios e ao Distrito Federal, com um investimento de R$ 144 milhões. A previsão é que todas as unidades estejam em funcionamento até 2027.

Estrutura das Unidades Móveis

As UMR serão adaptadas para realizar exames ginecológicos, consultas e coleta de exames de sangue, além de oferecer educação em saúde, funcionando como uma unidade básica de saúde na rua.

Acolhimento e atendimento sem restrições

Outra novidade importante é a obrigação de acolhimento à população em situação de rua, garantindo atendimento sem a exigência do cartão SUS, conforme afirmou o ministro.

Reações e perspectivas

Daiane Cristina Rodrigues, que viveu nas ruas e atualmente trabalha na Pastoral do Povo da Rua, acredita que a nova política trará melhorias significativas no atendimento. O padre Júlio Lancellotti também destacou a importância do transporte móvel para alcançar a população em situação de rua.

Eixos da nova política

A nova política é estruturada em sete eixos, incluindo Atenção Integral, enfrentamento de discriminações, gestão participativa e protocolos de proteção ao trabalhador informal, visando uma abordagem integrada e multidisciplinar.

Próximos passos

O Ministério da Saúde planeja implementar as novas diretrizes gradualmente, com foco no fortalecimento das equipes e na construção de protocolos que garantam a proteção e o cuidado adequado à população em situação de rua.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *